A 19 de março de 1984, foi criado o Núcleo de Implantação do Centro de Instrução de Guerra Eletrônica.
Instalado, em 10 de março de 1989, o então Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) especializou em Guerra Eletrônica (GE), naquele ano, as primeiras turmas de oficiais e sargentos.
Com a mudança de denominação para Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE), ocorrida em 30 de abril de 1998, a Unidade manteve a sigla tradicional e adotou uma denominação coerente com sua evolução.A missão do CIGE é a formação de recursos humanos nos sistemas de GE. Para tal, faz uso dos seguintes vetores: ensino, tático, manutenção, suprimento e administração.
Principais AtividadesA Divisão de Ensino do CIGE, que materializa o vetor de ensino, ministra diversos cursos de especialização e extensão de GE para oficiais e sargentos do Exército e das Forças Singulares, atuando, inclusive, nos C Mil A, com estágios de área de GE. Fornece, ainda, subsídios ao EME para a elaboração e o aperfeiçoamento da doutrina de GE.
A 1ª Cia GE, que materializa o vetor tático, participa de manobras nos diferentes C Mil A, sob a coordenação do COTer, e, ainda, realiza demonstrações do emprego do seu material em cooperação de instrução proporcionada pelo CIGE.
A Divisão de Engenharia e Logística, que materializa o vetor de manutenção/suprimento, é responsável pela manutenção e suprimento do material de GE.
O CIGE atende, anualmente, cerca de 50 pedidos de cooperação de instrução oriundos das três Forças Armadas, os quais são realizados na própria OM, em exercícios no terreno ou na OM solicitante.
Atualmente:
O Boletim do Exército N. 06/2007 de 9 de Fevereiro de 2007, através da Portaria N. 063-DCT, de 31 de Janeiro de 2007 "Aprova as Instruções Reguladoras para Criação de Estágio Setorial de Guerra Cibernética (IR-1309)".
http://www.exercito.gov.br/06OMs/centros/cige/indice.htm
http://www.cige.eb.mil.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário