terça-feira, 25 de dezembro de 2007

mplayer: Algumas opções de linha de comando

Enfrentei alguns problemas quando comecei a utilizar o mplayer (não estou falando do GMplayer, e sim do mplayer mesmo) para assistir meus vídeos que vinham com as legendas em arquivos separados, especialmente com o tamanho das legendas que nunca ficavam do jeito que eu queria. Isso me forçou a procurar saber mais sobre as opções de linha de comando desse excelente aplicativo, e com isso aprendi que o mplayer tem diversas funcionalidades e não se resume exclusivamente à exibir filmes e mídias.

Então aí vão algumas linhas que eu costumo usar:

Executar um filme exibindo uma legenda externa com fonte em escala 3 e utilizando OpenGL como driver de saída de vídeo:
mplayer filme.avi -sub legenda.srt -subfont-text-scala 3 -vo gl

Executar título 1 de um DVD:
mplayer dvd://1

Executar um DVD de um diretório com os arquivos .VOB:
mplayer dvd://1 -dvd-device /caminho/diretorio/vobs

Streaming HTTP:
mplayer http://url_desejada

Exibindo um filme e convertendo a legenda de .srt para .mpsub (a legenda destino ficará no diretório corrente):
mplayer filme.avi -sub legenda.srt -dumpmpsub


Lembrando que o bom e velho MAN pode ensinar muito mais do que essas simples linhas resumidas tentam apresentar.

Por hoje é só.
Ah, e Feliz Natal.


Nenhum comentário: